top of page
  • Foto do escritorRedação

Recorde de fusões e aquisições de empresas aquece mercado de legaltechs

Atualizado: 9 de mar. de 2022


Plataforma SaaS para compliance Kronoos registra crescimento de 330% no faturamento realizando pesquisas para garantir segurança no fechamento de negócios


Com 1.880 transações realizadas e uma movimentação financeira próxima a R$ 715 bilhões, 2021 foi o ano que registrou o recorde histórico no volume de fusões e aquisições de empresas no Brasil (1). Toda esta movimentação trouxe como consequência um aquecimento também sem precedentes para as legaltechs e empresas que fornecem tecnologia de apoio à realização destes negócios.



Um dos exemplos deste fenômeno é o Kronoos, plataforma SaaS para compliance, que realiza pesquisas em mais de 3.500 fontes para conferir a idoneidade de pessoas e empresas. A startup acaba de anunciar um crescimento de 330% em seu faturamento no ano passado em relação a 2020. O resultado tem como fator principal o aumento da prestação de serviços para escritórios de advocacia que recorreram, como em nenhum outro momento, aos serviços da legaltech para municiar seus clientes de informações a respeito dos possíveis parceiros no momento de fechar as negociações.


De acordo com o CEO do Kronoos, Alexandre Pegoraro, o setor de advocacia é o que mais demanda pelos serviços da startup, representando cerca de 30% de seu faturamento. “Deste total, 50% das pesquisas realizadas estavam diretamente ligadas a processos de fusões e aquisições de empresas”, afirma.


Baseada em tecnologias de ponta para mineração de dados e crawling, o Kronoos consegue pesquisar em minutos junto à Receita Federal, Tribunais de Justiça, Diários Oficiais, Listas Restritivas, Birôs de Crédito, Dados Cadastrais, sites da ONU, OFAC, INTERPOL e outras instituições, apontando com precisão o envolvimento de pessoas e empresas em casos de fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro, terrorismo, crimes ambientais ou emprego de mão de obra escrava e infantil, entre outros problemas.


Para o sócio fundador da BR Rating, primeira agência de rating de governança corporativa do Brasil, Marcos Rodrigues, o crescimento da procura por este tipo de serviço junto às legaltechs se deve também ao aumento da conscientização das empresas e dos investidores em relação à importância das práticas de compliance.


“As pesquisas significam um sinal positivo na direção das boas práticas de governança corporativa. Elas proporcionam melhor gerenciamento de riscos e maior transparência de informações que alimentam sistemas de compliance mais robustos levando ao maior alinhamento das diretrizes e políticas entre os stakeholders”, avalia.


O planejamento estratégico do Kronoos trabalha com a expectativa de que o aquecimento no mercado de fusões e aquisições irá se manter em 2022. “ Nossa estimativa é que vamos crescer mais 300% neste ano. Para isso, projetamos o lançamento de 15 novos produtos focados no mercado jurídico e compliance”, diz.


Além dos escritórios de advocacia, as participações mais relevantes no faturamento do Kronoos em 2021 vieram dos segmentos de fundos(24.90%), financeiro (11,84%), consultoria(7,29%), farmacêutico(5,42%), energia(5,42%), securitizadora (4,12%) e construtora(2,14%), em ter outros.


Comments


bottom of page